quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Primeira Semana

Cheguei no Domingo, dia 26 de Julho de 2009, demorei algumas horas no aeroporto e depois peguei um taxi até o hotel. Cheguei no hotel, dormi até 12:00 e sai para ver a cidade. Fiquei hospedado próximo a estação Zocalo do metro da cidade, é como um centro, ao redor havia uma catedral imensa, o palácio do governo, um museo de ruinas históricas, um museo de artes, feira de artesanato, indios dançando, pessoas fazendo "macumba", etc. As coisas aqui em geral são muito baratas (comida, eletrônicos, transporte público, gasolina, roupas, etc). A comida não é apimentada, mas todas as salsas (molhos), são. Eles não tem o costume de temperar a comida, geralmente deixam tempero (sal, limão e pimenta) a disposição do consumidor. Também não são muito higienicos com a comida, tudo é feito com a mão, sem luvas, servido com a mão, potes de comida expostos, etc, no entanto, nada que não se possa comer. O suco de laranja não é recomendável, eles fazem um monte de suco de manhã cedo e deixam até o final do dia, fora que o suco tem um gosto questionável. Me adaptei bem ao espanhol, consigo entender perfeitamente tudo que falam, no entanto, ainda não consigo falar tão bem, eu fico com raiva das palavras que são iguais, os falsos cognatos são, ah, interessantes :).
Na segunda feira fui a toa de metro até a UNAM, lá chegando fui a facultad de ingenieria, cheguei a toa na secretaria e fui extremamente bem recebido, as duas secretárias disseram ser minhas novas "mamães", como se não me bastassem o monte de mães que tenho no Brasil...
Fui apresentado ao Felipe, assistente de serviços acadêmicos, que me apresentou a outros funcionários, como o Tomás, que me ajudou muito em tudo (a encontrar casa, comprar celular, achar supermercado, etc). O mais interessante foi a disposição que os funcionários tiveram para sair de trás de seus gabinetes e andar comigo pela cidade. Só acharam ruim quando eu disse que não jogava futebol (quiseram empurrar isso: "es brasileño, tienes que jugar futbol").
Na terça feira já me instalei na minha nova residência, em um apartamento a 5 minutos a pé da UNAM. O apartamento tem 6 moradores, eu, Victor (25, formado em EC na UNAM), Gabi (administradora da casa), X, Y, e Z.
Quarta feira fiquei andando a esmo pela UNAM, por Copilco (como bairro universitário), fui no mercado, e etc.
Quinta não fui muito produtiva either.
Na sexta feira encontrei com um amigo que conheci aqui no México, José Antonio, me deu um tur pela UNAM, fomos comer Birria, um caldo de carne com sabor muito, muito forte, e depois visitamos a reserva ecológica da UNAM.
No sábado fomos (eu, José, Coco e Bubu - apelidos estranhos...) ao museu de arte moderna Rufino Tamayo e depois fomos a exposição temporária sobre Teotihuacan no Museo Antropológico. Comemos em um shopping perto e depois voltei para casa.
Domingo fui buscar a Cláudia no aeroporto e depois fomos a Zocalo.