sábado, 10 de outubro de 2009

Cultura Mexicana

- O trânsito no México é caótico, principalmente na Cidade do México. Por caótico eu não quero dizer que há muito tráfico ou muito barulho (isso é em São Paulo), quando eu digo que o trânsito é caótico é que parece que não existem leis. Os carros vão e vem por todas as direções possíveis e imagináveis, os pedestres dividem a rua com os carros, o uso do cinto de segurança é bem incomum e o número de pessoas sem habilitação que dirigem também é muito grande.
- Eles colocam pimenta em tudo, e quando eu digo em tudo, eu quero dizer em tudo. Sanduiche vai pimenta, carne vai pimenta, tacos levam pimenta, molhos levam pimenta, frutas (pasmem) levam pimenta, doces levam pimenta, bebidas levam pimenta. Os mexicanos realmente gostam de enfiar pimenta em tudo (lembrar o formato da pimenta).
- Recusar comida é um pecado, principalmente em cidade pequena. Ainda em grandes cidades você não passa por mal educado, no entanto, se te oferecem algo em uma cidade pequena você deve aceitar, caso contrário é visto como metido, grosseiro, rude, e coisas piores.
- A princípio os mexicanos não são muito amigáveis (não são tão expansivos como os brasileiros, quero dizer), mas depois que você os conhece (aproximadamente depois de duas horas de small talk), eles são extremamente gentis e atenciosos, fazendo de tudo para manter a amizade e sempre muito conversadores.
- Nunca vi povo tão pão duro com guardanapo, papel higiênico, papel toalha e coisas do gênero. Incrivelmente não é uma questão ambiental, já que eles são tão conscientes e jogam tanto lixo na rua quanto pessoas canônicas e bem definidas que jogam uma quantidade razoável de lixo na rua. É pão-durice mesmo, e porque não se sabe.
- Os homens usam gel, as mulheres se lotam de maquiagem, colocam muita maquiagem mesmo, e toda hora estão com um espelhinho e um estojo de maquiagens. Todos (do sexo masculino e com orientação sexual aparentemente hetero) têm cabelo preto e pele morena mesclada com vermelha. São todos muito parecidos e baixinhos (ao ponto de vista de uma pessoa alta, ou pelo menos com mais de 1,80m de altura). A média de altura dos homens deve ser de 1,70m (eu já passei em F 429, logo eu estou habilitado a tirar valores e dados de onde eu quiser) com um desvio padrão pequeno.
- Não que eles não sejam muito higiênicos, mas... mas nada, eles não são nem um pouco higiênicos (claro que generalizar é uma coisa difícil e bla bla bla, mas não é de costume geral, ou seja, população não instruída, que sejam higiênicos). O que se resume a: se você vai comer em algum lugar/bairro de classe média/alta, sim, eles são higiênicos, se você vai comer na rua, na estação de metro ou em uma praça, peça logo um X salmonela.
- Sim, existe muita comida pela rua, qualquer um que tenha um mínimo de não preguiça sai de casa e monta uma barraquinha de comida (tacos, tortas, tlacoyos, tamales, esquites, elotes, quesadillas, gafanhotos, ou qualquer coisa que seja comestível).
- Pode se dizer que a sociedade (ainda) é um pouco machista e que a maioria da população se constitui de católicos, no entanto, aparentemente, alguns costumes pré-hispânicos persistem na população. E também temos que o Estado não é tão laico assim.
- Os mexicanos adoram futebol, dizem eles que a diferença entre México e Brasil é que Brasil tem bons jogadores (são humildes também). Também pensam que o Brasil é composto por mulheres mulatas desnudas usando vestidos de bolinhas com uma coroa de frutas na cabeça (sim, peladas com vestidos, eu ouvi isso de uma mexicana).
- Para os outros países: amam os Brasileiros, também acham os argentinos metidos, odeiam os gringos (estados unidenses), e pensam que os Gallegos (de uma região da Espanha) são burros.

Tenho mais coisas para escrever, mas também tenho mais lugares para visitar :)