segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Semana 2

Acordamos segunda feira de manhã (eu e Claudia) e fomos nos encontrar com a Erika e a Carol no aeroporto. Depois de conversado com a Erika, seguimos eu, Claudia e Carol para minha casa em Copilco. A tarde foi reservada para as chicas buscarem um lugar para morar, acabaram encontrando um lugar legal a um pessero (ônibus) de distância da UNAM.
Na terça de manhã passeamos pela UNAM, almoçamos e então fomos a Chapultepec (uma das várias zonas da cidade). Eu tinha a intenção de visitar a exposição temporária sobre Teotihuacan, mas perdemos muito tempo na praça da independência (esquilos, um guia turístico esquisitão, uma alemã e um palhaço), quando vimos, já estava tarde e precisávamos voltar para casa.
Quarta feira houve uma das apresentações da faculdade de engenharia da UNAM, conheci meus miguxos engenheiros intercambistas (3 da França, 1 do País Basco, uma do Canadá, uma da Alemanha, e muitos do México - mobilidade nacional). Na parte da tarde fomos Carol, Claudia e eu a almoçar e então fomos descobrir que tinham passado uma informação errada para nós no Centro De Ensenanza para Estranjeros (disseram que havia uma apresentação às 17:00, quando chegamos lá nesse horário, a apresentação já tinha começado (e terminado) há 6 horas atrás). A noite as meninas prepararam macarrão ao molho branco para os mexicanos aqui de casa, com brigadeiro de sobremesa (não sei se eles realmente gostaram do brigadeiro ou se disseram que gostaram só por educação).
Na quinta houve um tour pela UNAM, conhecemos (nós, alunos de intercâmbio da faculdade de engenharia) a reserva ecológica da UNAM e as formações rochosas, descobrimos que a UNAM é patrimônio da humanidade e que não se pode construir mais prédios ao redor da mesma. Na parte da tarde fiquei jogando xadrez em um dos pastos que a UNAM possui (chamados de ‘islas’ por eles - para uma pessoa normal é uma praça bem bonita, arborizada e com muitas pessoas, para mim, pasto) e depois fui para a casa.
Sexta feira teve outra apresentação da FI (faculdade de engenharia), sim, eles não são tão espertos quanto os engenheiros da UNICAMP que otimizam o tempo de todos e resumem as apresentações em um só dia. Depois da apresentação houve um grupo de intercambistas (me incluo nesse grupo) que foi visitar a zona (bairro) de Coyoacan, almoçamos, passeamos, compramos celulares (quem ainda não tinha) e voltamos para casa. À noite fomos eu, Carol e Claudia para um barzinho também em Coyoacan, saindo do bar, o taxista queria nos trambiquear (não obteve sucesso)...
No sábado fizemos panquecas para dois amigos meus aqui do México e depois saímos para comprar roupa de cama no Sam’s Club. À noite fomos ao Bulldog Café, onde teve um cover do U2, ficamos até umas 3:00 da manhã do domingo e então voltamos para a casa.
Domingo nada mais fiz do que comer burritos (obrigado Victor) e passear a noite pela UNAM.
O mais divertido de tudo era a chuva que não parava de cair durante a semana inteira.

Comidas Típicas - parte 2

Tacos: Aqui se vendem muito tacos, o taco é composto por uma circunferência de raio de tamanho variável (normalmente de 4 a 10 cm), chamada tortilla (pronuncia tortilha) - para os normais, parece uma panqueca esticada - que é feita com farinha de milho e água. A tortilla não possui muito sabor e para eles é o pão nosso de cada dia, quando não têm nada para recheá-las eles colocam sal, pimenta e limão (a nossa manteiga no pão). Voltando aos tacos, eles são recheados com uma variedade de coisas, dependendo do gosto do freguês, existem com ovos, presunto, carne de pastor, tomate, queijo, feijões, etc, e uma combinação linear desses itens. Basicamente eles pegam a tortilla, colocam o recheio no meio e dobram ela (para quem não tem manejo com a comida, é fácil o recheio escorrer enquanto se está comendo). A pimenta, limão e sal são postos na mesa (ou no balcão da cantina) para você se servir a la vonte. Para a nossa cultura, eles não são muito higiênicos no manejo com a comida, os tacos são preparados todos à mão e as pessoas geralmente não usam guardanapos. Os tacos são muito fáceis de encontrar, a cada esquina há um lugar que vendem tacos (ou mais que um), se encontram desde em barraquinhas ao ar livre tanto em restaurantes de grande nome.
Modo de preparo: Pegue uma tortilla pronta (esquentada na chapa quando comprada no mercado), adicione recheio a La vonte, dobre e bon apetit.

Birria: Basicamente um caldo de carne, podendo usar a carne de frango, vaca, porco, ou carneiro, possui um sabor extremamente forte, acompanhado de cebola, tortillas, molho de pimenta e limão (para serem acrescentados a gosto). A birria é servida em dias festivos e é muito apreciada pelos mexicanos. Apesar de ser um prato típico, não é picante em si, quem consome tem a opção de escolher quanto molho de pimenta quer colocar.
Modo de preparo:

Quesadilla: Apesar do nome lembrar queijo, nem todas as quesadillas são feitas com queijo. As quesadillas são muito parecidas com os pasteis (em espanhol, pastel significa bolo doce) brasileiros, coloca-se o recheio (variando entre queijo, requeijão, feijão, carne de vaca, frango, pimenta, tomate, dentre outros) em uma tortilla, enrola-a e depois frita-a.
Modo de preparo:

Burritos: Burritos são bem parecidos (para não dizer que são iguais) com panquecas, a massa é feita da mesma forma, o recheio é colocado e o burrito é enrolado e servido. Assim como nos outros pratos, os recheios podem ser quaisquer coisas. Diferentemente das panquecas que levam molho de tomate, os burritos não são servidos com molho (novamente, é posto pimenta, sal e limão na mesa para que tempere a gosto).
Modo de preparo:

Alegrias: São doces muito comuns aqui no México, feitos a base de amaranto (semente dos Deuses), existe de vários sabores. São gostosas, baratas e muito fáceis de encontrar. Os sabores encontráveis são: chocolate, chocolate branco, passas, castanhas, ou puro. A barra é feita com amaranto (pequenas bolinhas brancas) e juntada com mel. O amaranto é muito nutritivo, ajuda a reduzir os níveis de colesterol além de possuir um sabor agradável (daí vem o nome, semente dos Deuses).
Modo de preparo: pegue 5 pesos, vá a barraquinha mais próxima e peça uma barra de alegria.

Comidas Típicas - parte 1

Introdução: A comida mexicana, apesar de ser famosa por ser apimentada, não é. O que ‘pica’ (como dizem os mexicanos) são as salsas (molhos) de pimenta. A questão é que sempre que se pede comida em um restaurante eles deixam nas mesas umas vasilhas com salsa de pimenta como opção de tempero, e essas sim são muito apimentadas. Como é muito difícil comer sem colocar o molhinho com cara de apetitoso, se diz que a comida mexicana é muito apimentada. Todas as receitas de pratos aqui contidas foram retiradas de uma simples pesquisa em www.google.com.br usando o nome do prato como palavra chave (ai está uma dica para quem quiser saber mais sobre o prato ou quiser uma receita variada). Pode parecer estranho, mas a maioria dos pratos aqui abaixo são comidos com a mão, o uso de talheres é quase que exclusivo para pratos que levam arroz, feijão, macarrão ou outros que necessitam talheres.

Tortilla: Um dos itens principais da culinária mexicana são as tortillas, feitas com farinha de milho e água, compõem os principais pratos de comidas mexicanas. Grosseiramente falando, são servidas no México como são servidos os pães no Brasil. Para “beliscar” os mexicanos geralmente a temperam com molho de pimenta, limão e sal e comem. Muito nutritivas, parecem muito com panquecas esticadas, podendo variar muito de tamanho. A palavra tortilla vem originalmente do espanhol ‘torta’, que significa bolo redondo, quando os espanhóis chegaram ao México e viram aquela comida feita pelos aztecas que era parecido com um pão achatado o nomearam de tortilla (pequena torta). O nome dado pelos nativos Nahuatl às tortillas era tlaxcalli e relatos históricos indicam que as tortillas existem desde 10 mil anos antes de Cristo. Segundo a Tortilla Industry Association (Associação Industrial de Tortillas), o produto e seus derivados fazem parte de um mercado de 6 bilhões de dólares ao ano. São muito nutritivas e de baixa caloria, ricas em ferro, cálcio e vitaminas B, com baixo teor de colesterol.
Ingredientes: uma xícara de farinha fina de milho amarelo, meia xícara de farinha de trigo, uma colher de sal, uma colher de margarina, água o suficiente.
Modo de preparo: Em uma tigela coloque a farinha de milho. Junte um pouco de água e vá misturando até ficar como uma farofa. Junte a farinha de trigo, o sal e a margarina. Trabalhe a massa com a mão, acrescentando água ate virar uma bola, não deve ficar grudenta. Faça bolinhas do tamanho de nozes e reserve cobertas com um plástico para não ressecar. Aqueça uma frigideira anti-aderente (fogo médio). Abra cada bolinha de massa entre dois plásticos (saco plástico usado para congelados) com o rolo de massa, deixando bem fininho. Descole a massa do plástico com cuidado e transfira para a frigideira. Deixe dourar ligeiramente dos dois lados. Assim que tirar da frigideira, transfira par uma tábua e corte em quatro com o auxílio de um cortador de pizza. Se deixar para cortar depois a tortilha se quebra, pois fica muito crocante.
Receita retirada de: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/14051-tortillas-para-acompanhar-guacamole.html
Para mais informações sobre tortilla consultar o artigo (em inglês) ‘tortilla’ em:
en.wikipedia.org/wiki/tortilla