segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Comidas Típicas - parte 1

Introdução: A comida mexicana, apesar de ser famosa por ser apimentada, não é. O que ‘pica’ (como dizem os mexicanos) são as salsas (molhos) de pimenta. A questão é que sempre que se pede comida em um restaurante eles deixam nas mesas umas vasilhas com salsa de pimenta como opção de tempero, e essas sim são muito apimentadas. Como é muito difícil comer sem colocar o molhinho com cara de apetitoso, se diz que a comida mexicana é muito apimentada. Todas as receitas de pratos aqui contidas foram retiradas de uma simples pesquisa em www.google.com.br usando o nome do prato como palavra chave (ai está uma dica para quem quiser saber mais sobre o prato ou quiser uma receita variada). Pode parecer estranho, mas a maioria dos pratos aqui abaixo são comidos com a mão, o uso de talheres é quase que exclusivo para pratos que levam arroz, feijão, macarrão ou outros que necessitam talheres.

Tortilla: Um dos itens principais da culinária mexicana são as tortillas, feitas com farinha de milho e água, compõem os principais pratos de comidas mexicanas. Grosseiramente falando, são servidas no México como são servidos os pães no Brasil. Para “beliscar” os mexicanos geralmente a temperam com molho de pimenta, limão e sal e comem. Muito nutritivas, parecem muito com panquecas esticadas, podendo variar muito de tamanho. A palavra tortilla vem originalmente do espanhol ‘torta’, que significa bolo redondo, quando os espanhóis chegaram ao México e viram aquela comida feita pelos aztecas que era parecido com um pão achatado o nomearam de tortilla (pequena torta). O nome dado pelos nativos Nahuatl às tortillas era tlaxcalli e relatos históricos indicam que as tortillas existem desde 10 mil anos antes de Cristo. Segundo a Tortilla Industry Association (Associação Industrial de Tortillas), o produto e seus derivados fazem parte de um mercado de 6 bilhões de dólares ao ano. São muito nutritivas e de baixa caloria, ricas em ferro, cálcio e vitaminas B, com baixo teor de colesterol.
Ingredientes: uma xícara de farinha fina de milho amarelo, meia xícara de farinha de trigo, uma colher de sal, uma colher de margarina, água o suficiente.
Modo de preparo: Em uma tigela coloque a farinha de milho. Junte um pouco de água e vá misturando até ficar como uma farofa. Junte a farinha de trigo, o sal e a margarina. Trabalhe a massa com a mão, acrescentando água ate virar uma bola, não deve ficar grudenta. Faça bolinhas do tamanho de nozes e reserve cobertas com um plástico para não ressecar. Aqueça uma frigideira anti-aderente (fogo médio). Abra cada bolinha de massa entre dois plásticos (saco plástico usado para congelados) com o rolo de massa, deixando bem fininho. Descole a massa do plástico com cuidado e transfira para a frigideira. Deixe dourar ligeiramente dos dois lados. Assim que tirar da frigideira, transfira par uma tábua e corte em quatro com o auxílio de um cortador de pizza. Se deixar para cortar depois a tortilha se quebra, pois fica muito crocante.
Receita retirada de: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/14051-tortillas-para-acompanhar-guacamole.html
Para mais informações sobre tortilla consultar o artigo (em inglês) ‘tortilla’ em:
en.wikipedia.org/wiki/tortilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário