segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Comidas Típicas - parte 2

Tacos: Aqui se vendem muito tacos, o taco é composto por uma circunferência de raio de tamanho variável (normalmente de 4 a 10 cm), chamada tortilla (pronuncia tortilha) - para os normais, parece uma panqueca esticada - que é feita com farinha de milho e água. A tortilla não possui muito sabor e para eles é o pão nosso de cada dia, quando não têm nada para recheá-las eles colocam sal, pimenta e limão (a nossa manteiga no pão). Voltando aos tacos, eles são recheados com uma variedade de coisas, dependendo do gosto do freguês, existem com ovos, presunto, carne de pastor, tomate, queijo, feijões, etc, e uma combinação linear desses itens. Basicamente eles pegam a tortilla, colocam o recheio no meio e dobram ela (para quem não tem manejo com a comida, é fácil o recheio escorrer enquanto se está comendo). A pimenta, limão e sal são postos na mesa (ou no balcão da cantina) para você se servir a la vonte. Para a nossa cultura, eles não são muito higiênicos no manejo com a comida, os tacos são preparados todos à mão e as pessoas geralmente não usam guardanapos. Os tacos são muito fáceis de encontrar, a cada esquina há um lugar que vendem tacos (ou mais que um), se encontram desde em barraquinhas ao ar livre tanto em restaurantes de grande nome.
Modo de preparo: Pegue uma tortilla pronta (esquentada na chapa quando comprada no mercado), adicione recheio a La vonte, dobre e bon apetit.

Birria: Basicamente um caldo de carne, podendo usar a carne de frango, vaca, porco, ou carneiro, possui um sabor extremamente forte, acompanhado de cebola, tortillas, molho de pimenta e limão (para serem acrescentados a gosto). A birria é servida em dias festivos e é muito apreciada pelos mexicanos. Apesar de ser um prato típico, não é picante em si, quem consome tem a opção de escolher quanto molho de pimenta quer colocar.
Modo de preparo:

Quesadilla: Apesar do nome lembrar queijo, nem todas as quesadillas são feitas com queijo. As quesadillas são muito parecidas com os pasteis (em espanhol, pastel significa bolo doce) brasileiros, coloca-se o recheio (variando entre queijo, requeijão, feijão, carne de vaca, frango, pimenta, tomate, dentre outros) em uma tortilla, enrola-a e depois frita-a.
Modo de preparo:

Burritos: Burritos são bem parecidos (para não dizer que são iguais) com panquecas, a massa é feita da mesma forma, o recheio é colocado e o burrito é enrolado e servido. Assim como nos outros pratos, os recheios podem ser quaisquer coisas. Diferentemente das panquecas que levam molho de tomate, os burritos não são servidos com molho (novamente, é posto pimenta, sal e limão na mesa para que tempere a gosto).
Modo de preparo:

Alegrias: São doces muito comuns aqui no México, feitos a base de amaranto (semente dos Deuses), existe de vários sabores. São gostosas, baratas e muito fáceis de encontrar. Os sabores encontráveis são: chocolate, chocolate branco, passas, castanhas, ou puro. A barra é feita com amaranto (pequenas bolinhas brancas) e juntada com mel. O amaranto é muito nutritivo, ajuda a reduzir os níveis de colesterol além de possuir um sabor agradável (daí vem o nome, semente dos Deuses).
Modo de preparo: pegue 5 pesos, vá a barraquinha mais próxima e peça uma barra de alegria.

3 comentários: