segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Influenza A H1N1, Pândemia 2009

Importante: este artigo ainda está incompleto, os tópicos em negrito eu pretendo preencher e também irei tentar modelar matemáticamente o espalhamento da gripe pelo mundo, os resultados serao colocados aquí.
Influenza A subtipo H1N1
Conhecida no Brasil como gripe suína, gripe mexicana, gripe norte americana, influenza A, nova gripe. No México os nomes variam entre: gripe A, H1N1, influenzavirus A, gripe porcina, nueva gripe ou gripe norteamericana. Nos Estados Unidos é conhecida por swine flu, pandemic flu, new H1N1. A nomenclatura oficial adotada pela OMS (Organizaçao Mundial da Saúde, em inglês, WHO – World Health Organization) é de Influenza A subtipo H1N1 (parte da motivaçao da adoçao dessa nomenclatura foi o fato da enorme queda do mercado de carne suína).

A origem do nome
O nome “gripe suína” foi designado no início da pandemia pois esta doença também afeta aos porcos, o vírus em questao, que está causando pandemia atualmente ,infecta tanto porcos, aves e humaos. O termo técnico correto é Influenza A subtipo H1N1 pois se refere a glucoproteína Hemaglutinina e a enzima Neuroaminidade ambas de tipo 1 presentes no virus.

Primeiro caso, número de mortos e número de infectados
No começo de março várias pessoas apresentavam doenças respiratórias na cidade de La Gloria – Veracruz. Os dois primeiros casos confirmados foram de duas crianças residentes nos Estados Unidos (uma menina de 9 anos no Condado Imperial – California e um menino de 10 anos no Condado de San Diego) que adoeceram em 28 e 30 de Março, respectivamente, sem terem tido nenhum contato com porcos ou antecedentes de viagens ao México. A primeira morte debido a gripe ocorreu em 13 de Abril, quando uma mulher diabética natural do estado de Oaxaca – México morreu por complicaçoes respiratórias.
Tabela Atualizada em 24 de Agosto de 2009:
Mundo: 309.395 casos confirmados, 2.737 mortes
Brasil: 20.820 casos confirmados, 488 mortes
México: 19.712 casos confirmados, 170 mortes
Estados Unidos: 47.426 casos confirmados, 522 mortes
Para a tabela completa atualizada diariamente, consulte a Wikipédia.

Pandemia
Uma pandemia (origen grega de pandêmon nosêma, donde pan = todo, demos = povo e nosêma = doença) é uma doença que afeta toda a populaçao. Nao basta uma doença matar um grande número de pessoas para ser considerada uma pandemia, para a doença ganhar o título ela precisa ter um alto grau de contágio e se espalhar rápidamente de uma regiao geográfica para outra. A OMS indica que para poder aparecer uma pandemia deve haver: um virus novo (que nao existiu previamente, e, portanto, nao há pessoas imunes a ele); o virus deve ser capaz de produzir alto grau de doença (uma doença letal); o virus deve ser capaz de transmitir de pessoa a pessoa de forma eficaz.
A OMS também propôs uma tabela com o nível de alerta de uma doença e o que isso significa para o mundo, a tabela está exibida abaixo:
Fase Descriçao
1 Nao há entre os animais virus que tenham causado infecçoes entre humanos.
2
3
4
5 Propagaçao de pessoa a pessoa em pelo menos dois países do mundo.
6 O mesmo de 5, com o adicional de serem 3 países de distintos continentes.
PPAM
PP
Sintomas da gripe comum e da Influenza A (H1N1)
É importante lembrar que o indivíduo nao precisa apresentar todos os síntomas para estar infectado e também que a presença de algum síntoma nao implica necesariamente em estar infectado.
Influenza A (H1N1): febre igual ou maior a 39ºC (este é o síntoma mais característico de todos), dor de cabeça intensa, calafrios frequentes, cansaço extremo, dor de garganta leve, tosse seca e contínua, baixa quantidade de catarro, dores musculares fortes e ardencia forte nos olhos.
Gripe comum: febre nao chega a 39ºC, dor de cabeça leve, rara quantidade de calafrios, cansaço leve, dor de garganta forte, tosse pouco frequente, alta quantidade de catarro, dores musculares moderada e sem ardencia nos olhos.

Precauçoes e recomendaçoes
Recomenda-se que lavem sempre as maos com água corrente e sabao ou gel desinfectante (popularmente conhecido como alcool gel), nao se compartilhe comida, bebida ou objetos de uso pessoal, evite lugares fechados e/ou aglomeraçoes de pessoas, tenha uma alimentaçao saudável, rica em vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, lipídios, etc. É de extrema importância que nao se automedique, ou seja, nao tome anti-inflamatórios, anti-gripais, remédios para dor de cabeça, antibióticos (que nao produzem efeito nenhum), etc. Na presença de algum dos síntomas, ou se sentir algo estranho com seu corpo, procure imediatamente um médico.

H1N1 pelo mundo

Porque tanto alarde
Este assunto é muito recorrente nos telejornais, jornais impressos, revistas, internet e mesmo na conversa cotidiana, mas porque tanto? O que (supostamente) preocupa muito os médicos e os governantes é o fato do virus ser “novo”, ou seja, ninguem tem anticorpos para ele. Anticorpos sao os agentes de defesa do organismo humano, e como o virus é desconhecido pela humanidade (ninguem nunca o teve antes) entao as pessoas ainda nao possuem anticorpos, e, portanto, nao possuem imunidade (defesa). Dentre outras coisas está também a preocupaçao com a inexistência de vacina e (nos primeiros casos da gripe) como deveria ser o tratamento das pessoas infectadas. Outra coisa também preocupante é a evoluçao do quadro do doente, ou seja, se alguem se infecta em um dia, logo no dia seguinte já está muito mal, com o quadro clínico muito agravado.

Gripe aviária

Fora nos gringos

Havia uma familia feliz de gringos fazendo um tour pelo anjo da independencia , estavam eles alegres e contentes tirando fotos, e entao decidiram tirar uma foto com todos da familia, eles discretamente olharam para minha cara de nativo mexicano e disseram entre eles em uma voz audivel: "He speak english? I think he did"
eu de intrometido interrompo a conversa: "No, I dont speak english, Im from Brasil and I speak only portuguese".
Depois do que eu disse eles ficaram com uma cara enorme de ponto interrogaçao, eu estendi a mao para pegar a camera e abri um sorriso (eles ainda nao entendendo a piada), tirei a foto (eles com cara de ponto de interrogaçao) e eles foram embora sem dizer mais nada... Esses gringos.
Gringo (em Mexicanês): todas as pessoas originarias dos EUA.